Aqui está um novo post convidado de outra pessoa que luta com os seus sogros. Veja aqui e aqui são outros exemplos. Eu escrevi aqui e aqui sobre como lidar com os problemas dos sogros ou dos pais, que infelizmente são muito comuns. Se os casais não chegarem a acordo sobre a forma de lidar com estas questões, isso pode sabotar o casamento, o que é algo que vejo muito no aconselhamento de casais.

Está quase a fazer um ano de casamento. Há um ano, a família do meu marido arruinou o nosso casamento. O meu marido é o tipo de pessoa que deixa de lado o que está a fazer e tem dificuldade em defender-se. Quando começámos a namorar, eu adorava o quanto ele se preocupava com os outros e não me apercebi do quanto a sua família se aproveitava dele. Alguns dos seus amigos mais chegados diziam a brincar que a sua relação com o irmão mais velho, Brian (nome alterado), era estranha, mas que Brian era um rufia. O meu marido e eu estávamos sempre a sair com o Brian e a sua mulher e dávamo-nos muito bem. A mulher do Brian era uma pária para a família, não gostavam dela e tinham problemas com o Brian.

Comecei a reparar que as piadas do Brian não tinham piada. Eram humilhantes. Também reparei que ele costumava fazer piadas nas minhas costas sobre o facto de eu ser judia. O meu marido ficava muito zangado com ele e dizia-lhe para parar, o que fazia com que o Brian começasse a gozar com ele. Decidi defender-me. Primeiro tentei falar com ele sobre o assunto e ele disse que eu era demasiado sensível. Depois, tentei retirá-las e o meu marido recebia telefonemas e mensagens de texto a dizer que eu era uma pessoa horrível. O meu marido ficou no meio e apercebeu-se de que o seu irmão era um idiota e optou por não ser tão próximo dele como era antes.

Logo após a sua família ter boicotado a minha festa de despedida de solteira e não ter sido incluída na minha despedida de solteira, toda a gente começou a deixar de ser minha amiga no Facebook (o que provavelmente foi uma bênção, mas não deixa de ser doloroso). Demoraram o seu tempo a fazê-lo – cerca de uma semana antes do meu casamento, mais duas pessoas deixaram de ser minhas amigas no Facebook e depois na noite anterior e no dia do casamento. Tudo o que eu pensava era que não conseguia perceber porque é que estava a ser tratada desta forma e porque é que o meu marido não tinha coragem de me defender.

No dia do nosso casamento, houve muitas coisas que aconteceram, mas a maior delas foi o brinde do Brian. Foi mau, cruel e insultuoso. O meu marido ficou aborrecido e zangado. Por isso, o meu irmão, por sua vez, fez um brinde…